domingo, 16 de outubro de 2016

A REFORMA NA AVENIDA EDUARDO RIBEIRO-IGARAPÉ DO ESPIRITO SANTO


Só a História e a lembrança dos mais velhos, as fotografias da época, torna possível as novas gerações o fato de que a principal avenida de Manaus, do período de riqueza da Borracha, era um igarapé, o "Espírito Santo".

E foi com três dessas fotos que montamos um vídeo mostrando o antes e o depois. Claro, era necessário uma trilha sonora. Como não há uma preocupação de lançar um produto para ser comercializado, não me preocupei com Direitos Autorais. Daí os dois vídeos no meu canal no youtube estão sem a trilha sonora. Tive que retirar as músicas, que achei que mais apropriadas para os vídeos, 
Por isso estou postando aqui no Blog os dois vídeos com o som original. O primeiro é uma prévia do segundo, com uma duração maior e completa. Nesse segundo há mais fotos e um vídeo que fiz em 2012, durante a cheia que alagou parte da Avenida.




 Agora, quando a Prefeitura, gestão de Arthur Neto, está fazendo um revitalização nessa parte do Centro Histórico de Manaus, a Avenida Eduardo Ribeiro, vejo como faz falta conhecer a história da cidade. Pois vejo muitas pessoas criticando a ação do Prefeito, questionando o gasto com a Avenida e não com com bairros pobres de Manaus. Ora, Manaus tem sido generosa com os migrantes e imigrantes que chegam a aos milhares durante todos os anos, desde a criação da Zona Franca de Manaus. Que cidade transformaria 70 invasões em Bairros? Levando em conta que pessoas que passaram por cima da autoridade do poder público, em nome da necessidade por moradia, criando uma situação de dificuldades e violência. Só numa cidade generosa como Manaus. isso acontece.
 O que acontece é manter as raízes dessa cidade generosa e bela, suas origens no Centro Histórico, que são e deve ser, referência para os jovens e atração turística para os visitantes. 

Os bairros e comunidades estão com certeza construindo suas histórias. Que em algum momento as novas gerações deverão ir atrás de suas origens. Daí, se justifica plenamente investir, não só na revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, mas também nos prédios abandonados, mas que são testemunhas de um período importante da História da Cidade de Manaus.















 Esse trilhos colocados a vistas, por um tempo muito breve, não estão mais visíveis depois da revitalização desse trecho, cruzamento com  a Avenida sete de Setembro. Dei sorte em fotografar esse momento histórico. Como ninguém é de ferro, quis estar no cenário com os trilhos do passado