quarta-feira, 8 de maio de 2013

MANAUS: DEUSA EMBAIXO DA PONTE



                     Cadê, onde está a "Mãe dos deuses" de Manaus? Qual é o nome da Deusa?
 Quando estamos errados é preciso humildade para reconhecer. É verdade, a mãe dos deuses de Manaus existe sim. É a deusa Vênus! E como não poderia deixar de ser, é a deusa do Amor, e do sexo, cultuada com fervor na Zona Franca : uma criança a cada 5 minutos.

 Ela está num dos pilares da ponte da rua Maués que leva, por coincidência, aos dominios da escola de Sanba "Reino Unido da Liberdade". Como até os  lírios  nascem no lodo, a "mãe dos deuses" mora embaixo da ponte, representada por algum piedoso devoto.
 Manaus, uma cidade rica, com uma mentalidade ainda coronelista, não pode ter o nome maldito de uma tribo cunhada de "coveiros", "Zumbis", "gente que cultiva mortos". A palavra manaos, vem de "manu", - morte, morrer.


Daí, com nossa descoberta desse santuário da deusa, só nos resta prestar essa homenagem a Afrodite, o nome grego da grande deusa do amor Vênus, a infiel esposa de Hefestos, o deus dos Infernos.



Agora dá para entender por que Manaus, com seus rios cheios de fezes e lixo, parece tanto com o Inferno de Dante!



sábado, 30 de março de 2013

HOMEM, NATUREZA E CULTURA



Cultura é toda a ação dos humanos sobre a Natureza. E Natureza é aquilo que estava aí, que permanece, da qual o Hoem saiu e faz parte. Hoje os humanos são mais Seres Culturais, que Naturais. Como tratar os mortos é cultural, como nascer é cultural, falar, andar, é a até como defecar é cultura!
Agora, o dizer de um povo que alimenta a ignorância, fazendo crer que só algumas coisas é cultura? Festivais de Ópera, de Cinema, Folclore, Filarmônica e músicos europeus, pagos com salário dignos de europeus, enquanto se paga professores com salário de miséria?
 Como tratar a Educação pública, as escolas com uma mentalidade de linha de montagem de uma fábrica e premiar os professores, que atinge metas em médias e reprovação mínima?
Agora, dá uma olhada para as cidades brasileiras mais populosas, como São Paulo, Rio de Janeiro, e Manaus. A cultura de jogar lixo em qualquer lugar e fazer dos rios e igarapés não faz parte da "qualidade" da educação...

                                                                  Cadê os peixes?
                                     As "Amazonas" no tempos dos igarapés
 
E isso?
 Sabe aquelas estranhas "coincidências". Essa foto tirada na nos rios de Manaus é semelhante a outra tirada lá na Ásia.

 Poxa, como Manaus é "chique", moderna e cosmopolita. Tem até rios e igarapés cheios de lixo e fezes iguais aos de São Paulo e Jacarta!
E a educação? E o futuro de nossos filhos?......