sábado, 19 de setembro de 2015

O IGARAPÉ QUE VIROU AVENIDA: ESPÍRITO SANTO



É um fato histórico bem conhecido e até documentado em fotografias. Mas achei interessante reunir informações numa animação mostrando como seria o antes e o depois, tendo ao fundo a música "Danúbio Azul". Também não é novidade que as cheias que atinge a avenida Eduardo Ribeiro é uma demonstração da existência dos igarapés aterrados junto com o Espírito Santo.
Usei principalmente duas fotos, uma mostrando um bonde na Avenida Eduardo Ribeiro. de um postal colorido de 1905 ou 1906. E uma foto colorizada pelo Sr. Paulo Menezes, que está no Facebook "Manaus em Cores".


Imagem retirada do primeiro postal da cidade.

Imagem montada com uma foto e um pintura mostrando a catedral em construção.

Duas fotos reunidas numa só. Aqui aparece também a Catedral em fase final da construção e mostrando o Igarapé do Espírito Santo onde hoje é a Avenida Eduardo Ribeiro. Uma ponte que existiu no cruzamento do Igarapé com a Rua Municipal, hoje, Sete de Setembro. As fotos também foram colorizadas pelo Sr.Paulo Menezes.

Cheia de 2012 que alagou a Eduardo Ribeiro, em proporção,  maior que a de 1953.

Efeito digital que deixou a avenida deserta.

Avenida Eduardo Ribeiro em postais coloridos.
Uma versão não colorizada do Igarapé do Espírito Santo.

A ideia de juntar as duas fotos não foi original. Aqui está uma versão tirada de um informativo da UNIMED Manaus (Jornal). Também está num livro sobre Manaus do Prof. Aldemir Oliveira informando que as fotos foram unidas  na UFAM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário