segunda-feira, 16 de maio de 2016

BREVE HISTÓRIA DA ZONA FRANCA



Ainda há muito que escrever sobre as origens e o desenvolvimento, atavismo dos momentos de riqueza e exploração humana. As contradições políticas e o desenvolvimento desordenado de uma cidade que foi invadida por milhares de migrantes em busca de uma vida melhor.

Eis um exemplo sobre o período da borracha, a construção do Teatro Amazonas sobre um Cemitério indígena, no livro de Eric Hobsbawn, A ERA DOS IMPÉRIOS:

HOBSBAWN, Eric
A ERA DOS IMPÉRIOS – 1875-1914

“Mas se o progresso era tão poderoso, tão universal e- tão desejável, como explicar essa relutância em acolhê-lo ou mesmo em participar dele? Seria simplesmente o peso morto do passado que gradual, desigual  porém inevitavelmente seria tirado dos ombros daquelas parcelas da humanidade que ainda se dobravam sob seu peso? Em breve não seria erguida uma ópera, aquela catedral característica da cultura burguesa, em Manaus, mil e seiscentos  quilômetros acima da foz do Amazonas, no meio da floresta equatorial primitiva, com os lucros do boom da borracha, cujas vítimas indígenas sequer teriam, lamentavelmente, oportunidade de apreciar II Trovatore? Grupos de paladinos dos novos hábitos já não estavam ã frente dos destinos de seus países, como os chamados científicos no México, ou se preparando para isso, como a também significativamente chamado Comitê para a União e o Progresso (mais conhecido como Jovens Turcos) no Império Otomano? “

 CAPÍTULO 1
A REVOLUÇÃO CENTENÁRIA
Página 17,18


“A economia da Era dos Impérios foi aquela em que Baku (no Azerbaijão) e a bacia do Donets (na Ucrânia) foram integradas à geografia industrial, ao passo que a Europa exportava tanto bens como moças a cidades novas como Johanesburgo e Buenos Aires, e aquela em que teatros de ópera foram erguidos sobre os ossos de índios mortos em cidades nascidas do boom da borracha a 1600 quilômetros rio acima da foz do Amazonas.”
CAPÍTULO 2
UMA ECONOMIA MUDANDO DE MARCHA  (página35)

Livro:
PDL – Projeto Democratização da Leitura (PDF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário